30 de março de 2013

Opening Parliament

O Opening Parliament é uma página web que visa fomentar o contacto entre diferentes organizações civis que se dedicam a monitorizar, apoiar e abrir o acesso ao parlamento dos seus paises. Em prol de maior transparência e ligação entre os cidadãos e os seus representantes.

23 de março de 2013

Report THD 23 Fev

No blog do Transparência Hack Day encontra-se um post a resumir o que se passou durante o Open Data Hack Day (23 Fev) no Porto. Podendo é ler.

22 de março de 2013

Open Knowledge Conference 2013


Foi anunciada a nova edição da OKCon, uma conferência dedicada ao Open Data e Open Knowledge. Este ano vai-se realizar na cidade de Geneva na Suiça dias 17 e 18 de Setembro. As inscrições já estão abertas. Fica a referência. Fica também a nota para os interessados que os conteudos e videos da edição de 2012 em Helsinkia ainda se encontram disponiveis para consulta livre.

17 de março de 2013

Open Data Census

Outra página web interessante da autoria da Open Knowledge Foundation é a dos Open Data Census, dedicada a agregar a informação sobre o avanço do movimento Open Data nos vários países do mundo. Pelas informações actuais Portugal tem um score de 23 de 70 pontos possiveis. Encontra-se em 34 lugar entre a Lituânia e a Nigéria. Será que não conseguiamos fazer melhor?

Actualização: Depois de adicionada informação em falta sobre dados de códigos postais, mapa geográfico e transportes publicos o score de Portugal saltou para 39 de 70 pontos possiveis.

15 de março de 2013

Introdução ao Open Data

Fica aqui a referência para uma página construida pela Open Knowledge Foundation para explicar o conceito e importância da Open Data: Open Data – An Introduction.

9 de março de 2013

Dia da Liberdade Documental


Dias 24 e 27 de Março a ANSOL vai celebrar antecipadamente o Dia da Liberdade Documental no Auditório Carlos Paredes em Lisboa. As actividades incluem hackfest para trabalhar em projectos da àrea, palestras e concertos.

8 de março de 2013

Lisbon 2013 Big Apps


A Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a TMN está a promover uma competição de desenvolvimento de aplicações móveis que tirem partido dos data sets disponibilizados para trazer mais valia aos cidadãos e turistas da cidade. O evento chama-se Lisbon 2013 Big Apps, há prémios e apoios à continuação de desenvolvimento aos vencedores. O evento aceita candidaturas até inicios de Abril.