22 de fevereiro de 2014

#OpenDataDay em Helsinquia

Não consegui ir ao evento #OpenDataDay de hoje em Portugal, mas consegui dar um salto ao homónimo em Helsinquia na Finlândia.

Estive em conversa com o pessoal da Open Knowledge Foundation da Finlândia, que me falaram um bocado do processo de criar a fundação localmente, de como iniciar o processo de mudança governamental para apoiar projectos como o Open Democracy, Open Sustainability e My Data, como arranjar financiamento para trabalhar em projectos de interesse público relacionados com Open Data.

Um dos modos de financiamento para trabalhar em projectos open data que foi usado aqui em Helsinquia foi o ministério de transportes ter encomendado um levantamento à fundação de open knowledge do que está a ser feito em termos de open data a nivel europeu, com o objectivo de implementar algo que faça sentido e vá de acordo com as normas e tendências dos restantes paises.

Algo similar poderia ocorrer por exemplo da parte do ministério da educação para melhorar a situação em termos de:
  • manuais abertos, ensino livre
  • adopção de normas de acesso livre a pesquisa financiada publicamente

Outro ponto interessante é utilizar a pressão internacional para influenciar poder de decisão político. Por exemplo na Finlândia há algumas pesquisas cientifícas relativas a sustentabilidade de bio diversidade zonas florestais, que são financiadas publicamente mas que não apresentam os resultados publicamente. O que vai contra o conceito de pesquisa cientifica pública e das novas normas europeias. As pessoas a trabalhar no projecto querem disponibilizar os dados abertos e código aberto, mas os decisores da instituição consideram que é uma mais valia financeira manter essas informação fechada. Ao denunciar esta falha aos politicos Portugueses, quando eles falarem com os Finlandeses sobre esta questão os Finlandeses irão em contrapartida colocar pressão sobre os decisores das instituições para cumprirem as normas europeias.

Outra questão que foi levantada é de como alterar o interesse politico em Portugal sobre as questões de Open Data e Open Knowledge. Não temos muita tradição ou conhecimento de como podemos influenciar alterações no governo em Portugal, mas há pessoas noutros paises com conhecimentos e experiência em como influenciar e criar atenção nos governantes sobre pontos importantes para a sociedade. Uma opção poderá ser convidá-los a passar férias em Portugal para um workshop de formação de como incentivar o povo português a agir em prol de uma cidadania mais activa politicamente.

O ponto de ordem aparenta ser que temos todas as condições em Portugal para levar isto em frente:
  • Estamos em crise económica e política, momento ideal para exigir que o governo seja mais ágil, aberto e transparente.
  • Temos uma grande taxa de desemprego, não faltam pessoas com tempo livre para levar este tipo de projectos para a frente.

Alterar legislação é um processo que demora cerca de 15 anos, o ideal seria começar já a pressionar nesse sentido, ir alimentando a bola de neve, ir trazendo mais gente a bordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário